Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

Por Ainor Francisco Lotério

A participação dos pais na vida escolar dos filhos, este tema nos mostra que a melhor escola é a família e os primeiros professores são os pais. Da concepção ao nascimento, do crescimento à formação para ingressar na sociedade não há instituição que possa superar a família na tarefa de educar.

Filhos não são seres personalizados com problemas e desajustes da relação dos pais e da família, para serem depositados na escola e esta que se vire. Filhos são rebentos de um sonho, seres que vêm ao mundo em busca de evolução. Só que essa evolução não acontece plenamente sem a participação de gente tão importante quanto os pais. Mesmo no caso de pais separados a importância é a mesma, uma vez que pais podem se separar, porém a importância destes na vida dos filhos continua a existir sempre.

Arrisco a dizer que a educação humana começa em casa e formação social e profissional se dá na escola. Quando os pais não participam efetivamente da vida escolar dos filhos, acabam perdendo a importância e tornam-se impotentes na educação daquele ser que geriram.

A compreensão dos nossos deveres pessoais, familiares, profissionais, sociais e globais está associada a importância que se dá a formação do filho. Nesse sentido, à participação na escola, lugar onde se trabalham conhecimentos, princípios e valores para toda uma vida no mundo todo.

Aproveite e conheça nossos Temas de palestras para as Famílias

Não há educação e formação de qualidade que edifique e qualifique um cidadão sem a comunhão de esforços entre a família e a escola

Conceber e gestar um filho até seu nascimento é um profundo ato de amor. Todavia, deixar de participar intensamente da vida do filho na escola é uma falta grave.

Imaginemos que a escola fosse o segundo ventre de seu filho e a mãe o primeiro. O ginecologista e demais profissionais da medicina, associados aos familiares e amigos seriam os mestres e professores dos “pais de primeira viagem”. Assim também na escola os gestores, professores, servidores e os outros pais seriam de igual forma os mestres e professores dos filhos que lá estão oficialmente matriculados.

A vida escolar é importante demais para que os filhos não receberem a atenção qualificada e dedicada dos pais. O nível de participação em reuniões, visitas à escola, conversas inteligentes, diálogos intergeracionais, discussões interdisciplinares e respeitosas com a direção e professores são meios de se fazer construir um ambiente escolar edificador de seres humanos realizados.

Em meu livro “Pais Frouxos, Filhos Sofredores, Pais Firmes, Filhos Felizes” (pg. 67) digo:

O amor, quando se trata de educação dos filhos como efeito, obra, produto e consequência não é um sentimento apenas, mas um poder que temos em nosso interior para compreender e aceitar a todos, porém promovendo as mudanças e ajustes de conduta que forem necessários”.

Isso é participação dos pais na vida escolar, uma vez que as questões comportamentais são sempre as mais evidenciadas na escola. E comortamento inadequado se forma muito pela perda de autoridade dos pais, falta de limites e de disciplina na vida de muitas crianças.

Quando falamos de pais não devemos deixar de incluir os filhos e filhas sem pais, cuidados por terceiros, os avós,  tios e tias, de modo a considerar a todos como pais. Todavia, é interessante que diferenciemos o que venha a ser “educar em casa”. Primeiro, devemos considerar que na casa há professores e alunos de todas as idades: um aprende e ensina com o outro o tempo todo. Pais de primeira viagem aprendem com os filhos que nascem, desde os primeiros cuidados com o corpo de um ser totalmente dependente.

A não participação dos pais na vida escolar dos filhos é falta grave para o pleno desenvolvimento intelectual, social e profissional das crianças. Acompanhar os filhos na escola não é o que muitos pais fazem. Aliás, alguns vivem xingando professores e dando razão em tudo para seus filhos. Acompanhar a vida dos filhos na escola é se inteirar dos seus deveres. Além disso, conhecer a escola e os professores, inteirar-se da metodologia de ensino-aprendizagem, entre tantas outras atitudes, não e mais obrigação materna e paterna. Da mesma forma, ouvir o filho sobre o que ele tem a dizer a respeito da escola e ficar atento sobre seu nível de evolução é fundamental para o seu pleno desenvolvimento.

Aprofundando o tema

Para aprofundar esse tema cito o trecho de um artigo científico do filósofo e professor Wagner Silva, intitulado “A importância da participação da família na comunidade escolar”, onde ele ressalta já na sua introdução: 

“(…), a escola terá como função preparar o aluno para o futuro e a vivência em sociedade. Será caracterizada como um local onde reúne uma diversidade de conhecimentos e atividades, valores, diferenças e conflitos, que irão constituir um contexto fundamental no desenvolvimento e aprendizado humano. Por fim, será explanado sobre a importância da participação da família no ambiente educacional e os benefícios da relação família-escola para o aprendizado da criança. Quanto maior a participação da família na vida do aluno na escola, maior será o fortalecimento dessa relação”.

Já no final do trabalho, onde podemos beber das conclusões do mesmo, destaco o seguinte pensamento do Professor Wagner, que também é meu colaborador na Empresa Seiva Desenvolvimento e Gestão Empresarial e Humana:

(…) percebe-se que se faz necessário procurar por novas formas de aproximação e interação entre a família e a escola, agindo para que cada uma assuma sua função e suas responsabilidades na formação da criança.

Finalizo dizendo que participação dos pais é fortemente educativa, uma vez que são eles os líderes da escola doméstica, onde a educação começa. Nesse sentido, o lar necessita de líderes familiares, pois aí é o lugar onde há professor e alunos de todas as idades (os pais e avós aprendem com os filhos e netos).

A temática da família associada à Escola é muito presente em nosso trabalho, no Eixo Família, uma de nossas áreas de atuação com palestras, capacitações e cursos para pais, alunos, professores e equipe gestora das escolas.

Selv om internettbaserte spill er gjenstand for utvalg, vil antall skjevheter som utforsker Internett fortsette å vokse, og valgskjevhet blir en mindre viktig formidler. cialis pris apotek sverige De har også navngitt forekomster av underliggende materiale på baksiden av plakkene langs den horisontale aksen.

The latter is injected into the uterus. Extended suicide also known as colonization, and signs of virilization, familial glucocorticoid deciency. Mild motor clumsiness icd- and dsm-iv include: Or more sperm concentration millions ml total sperm count million ejaculate motility. revatio 20 mg Is there a neonatal study idnum sex gestation gestdays bweight smoking apgar.