Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Palestras: “A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO EM COOPERATIVAS” e “O PODER DA MUDANÇA E A ADAPTAÇÃO AOS NOVOS TEMPOS” (Seminário de Remos em Pe Bernardo-GO).

1º SEMINÁRIO PARA COOPERATIVAS DE TRANSPORTE, LEITE E AGRICULTURA FAMILIAR – Palestras, Mediação e Oficinas.
Realização Sistema OCB/SESCOOP-GO, em Padre Bernardo, Estado de Goiás.
O seminário foi desenvolvido durante dois dias, quando houve a apresentação, no primeiro dia, da Palestra “Profissionalização da Gestão Cooperativista e o Cooperativismo de Resultado”.
Em seguida foram realizadas apresentações de cases de sucesso em cooperativas de transporte, agricultura familiar e leite.
No dia seguinte houve a apresentação dos resultados das oficinas (trabalhos em grupo) e o acolhimento das propostas por parte da OCB-GO/SESCOOP-GO, quando o Presidente Luis Alberto esteve presente, junta mente com o estafe do Sistema Cooperativista Goiano. A Palestra “O Poder da Mudança e a Adaptação aos Novos Tempos”, apresentadas pelo prof. Ainor Francisco Lotério, ocorreu ao final do evento, antecedendo a entrega dos certificados aos participantes.
A temática básica das palestras versou sobre “A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO EM COOPERATIVAS” e “O PODER DA MUDANÇA E A ADAPTAÇÃO AOS NOVOS TEMPOS”.
O que fazer e como atuar em cargos de gerência em organizações focadas no cooperativismo (criar, implantar, planejar e administrar atividades e projetos visando o desenvolvimento econômico e social do empreendimento cooperativo e dos associados).
-A visão do gestor como líder capaz de conduzir o processo de gestão e gerar valor para os cooperados e clientes, considerando o cenário onde atua e o mercado que opera (noções para estruturar uma cooperativa por meio do mapeamento de necessidades do corpo social e análise da viabilidade econômica).
-Tópicos sobre visão comprometida do exercício da liderança com inteligência cooperativa (perceptora e comunicativa, com foco na inovação).
– Sinais para identificar e promover boas práticas de governança e gestão em cooperativas de todos os setores e portes (inspiração de pessoas e equipes).
– A cooperativa como detentora do poder da mudança e da adaptação à nova ordem mundial, uma vez que são feitas de pessoas e para pessoas.
-Percebendo as mudanças e buscando resultados: como conduzir todo o corpo cooperativo à obtenção de resultados positivos.
-Organização eficaz do quadro social das cooperativas e a criação de cooperativas de segundo grau.
– Mundo em transformação (sociedade e mercado), a educação, a doutrina e a cultura cooperativista como uma inteligência social para resultados elevados (noções da relação entre cultura organizacional e a gestão de alto potencial).

Os objetivos das palestras e do seminário podem ser apresentados assim:
-Demonstrar que uma gestão eficaz está sempre atenta às mudanças à sua volta, de maneira a conduzir todo o corpo cooperativo à obtenção de resultados positivos; direcionar o aprendizado, proporcionando uma abertura no leque do conhecimento e incentivando, para uma nova visão de mundo cooperativo.
-Compatibilizar os aspectos internos com os externos, construindo um alinhamento coerente de todos os níveis da organização com o seu porte e local de atuação, objetivando a manutenção da sua competitividade.
-Conscientizar sobre a importância da gestão profissional das cooperativas no mundo atual, visando obtenção de melhores resultados para os associados e colaboradores, com esperança, pertencimento e responsabilidade para resultados socioeconômicos.
-enfatizar as relações externas, a construção das potencialidades internas e a preparação das cooperativas para as mudanças, mantendo a preocupação com uma visão de longo prazo, envolvendo a sociedade, o cooperado e o mercado.
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Inserida no seminário, ocorreu a oficina de propostas de desenvolvimento das cooperativas, quando os presentes responderam perguntas em grupo por ramo:
1. Diagnóstico da situação da cooperativa hoje: número de sócios e sócias, qual o nível da organização do quadro social, o movimento e resultados econômicos, o uso de novas tecnologias (aplicativos, plataformas etc.), investimentos em capacitação (treinamentos e cursos) e envolvimento de associados e familiares?
2. Quais as principais dificuldades enfrentadas até o presente momento pela cooperativa/sócios (familiares)?
3. Necessidades da cooperativa (ramo): recursos humanos, recursos financeiros, projetos (novos ou mudanças), sucessão (filhos e filhas, novos sócios e liderança) etc.?
4. Quais os avanços e aprimoramentos obtidos pela cooperativa/sócios (e familiares) até hoje?
5. Propostas práticas (gestão de projetos, caminhos, ideias etc.) de desenvolvimento com base na cooperação entre as cooperativas (agricultura familiar, leite e transporte).

 

Galeria de fotos do evento