Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Agrosofia, água e meio ambiente, mais do que magia (uma dinâmica/didática com a sabedoria da preciosa água).

Nessa dinâmica ou técnica agrosófica (que usa os conceitos da agrosofia) ressaltamos o quando podemos aprender e ensinar com o poder e fascínio da água em relação aos recursos agronaturais.
A agrosofia, ou a sabedoria da agricultura, é um campo de estudo que transcende simplesmente as práticas agrícolas convencionais. Ela tem em vista entender e respeitar os ciclos naturais, reconhecendo a interconexão entre todos os elementos do ecossistema. Entre esses elementos, a água emerge como uma força vital essencial, mais do que simplesmente um recurso, é verdadeiramente mágica.
A água é o elixir da vida que compões dois terços dos corpos e do planeta, fluindo através dos campos e nutrindo a terra, dá vida às plantas e os seres vivos. Na agrosofia, ela é vista não apenas como um meio de irrigação, mas como uma aliada sagrada, cujo poder vai além da compreensão humana. É a água que dá vida a vida iniciando pelas sementes, permitindo a existência da ponta da raiz à ponte do broto do ramo mais alto da copa da árvore.
No entanto, a magia da água vai além do seu papel na agricultura. Ela é um símbolo de purificação, renovação e celebração, capaz de transformar paisagens áridas em oásis de vida. Seu ciclo interminável de evaporação, condensação e precipitação é uma dança cósmica que sustenta todo o planeta.
Na prática da agrosofia, honrar a água significa protegê-la e usá-la de modo sustentável e com sabedoria. Isso inclui técnicas de conservação da água, como a captura da chuva, o uso de sistemas de irrigação eficientes e a proteção de nascentes e rios e a conservação do solo e dos recursos naturais de modo geral. Também implica em reconhecer a importância dos ecossistemas aquáticos e trabalhar para restaurar sua saúde e equilíbrio, dando a eles um arcabouço sustentado.
A água é mais do que um recurso natural; é uma fonte de vida e inspiração para os seres humanos. Desde as primeiras lições na escola já se aprende que a água é um líquido incolor, sem cor, e inodoro, sem cheiro, composto de hidrogênio e oxigênio, em sua famosa fórmula química intitulada H₂O. Porção líquida que cobre dois terços (2/3 ou aproximadamente 70%) da superfície do planeta Terra; conjunto dos mares, rios e lagos. E, quando a humanidade parte para uma jornada espacial, há sempre uma esperança de encontrar água noutros planetas fora da terra.
Na jornada da agrosofia, aprender a respeitar e celebrar a magia (no sentido de atrair o interesse e provocar fascínio) da água é essencial para cultivar uma relação harmoniosa com a terra e todas as suas criaturas. É através desse entendimento profundo que podemos verdadeiramente florescer como seres humanos (não só agricultores ou gente do agro, mas cocriadores neste grande espetáculo da vida).