Todos que sonham em ter uma família, sonham em pertencer a um lar.
Pais e mães sonhadores têm os méritos na educação e formação dos filhos, especialmente quando os preparam para o mundo, não o superprotegendo de tudo e de todos. Assim, realizam o verdadeiro sonho na personalidade (e na felicidade) dos filhos.
Quem, de outro modo, sempre procurou dar tudo ao filho, evitando que ele enfrente suas privações e dificuldades acaba por “estragá-los”.
Lembremo-nos: família não é um sonho apenas de um, mas começa com poucos e vai se alastrando. Quando o sonho é bem iniciado e realizado com amor, todos os demais que vierem nesse lugar se sentirão fortes.
Lar não é apenas casa de habitação de um grupo de pessoas
O lar é o lugar em que se acende não apenas o fogo do fogão, mas o fogo para a vida em família.
O lar tem a ver com nosso torrão natal, com nossa pátria. Pátria que requer cada vez mais cidadãos e cidadãs fortes e valentes, pois os novos embates que o mundo moderno globalizado requer exigem pessoas bem edificadas.
O lar é a melhor escola de formação para a vida.
Os pais precisam ser vistos mais como instrutores amorosos, valentes amigos e sinceros corregedores de comportamentos.
Parece simplista, mas tudo o que temos nas ruas e na sociedade, em certa monta, foi formado ou deformado no interior da família.
Não nos esqueçamos do papel da família e da força de um lar bem estruturado.
Um sonho que olhou para as raízes e se quer cuidar.
Família que se sonha tem muito daquilo que não se vê, pois olha também para um tempo e gente que já se foi.
Um sonho familiar deve ser profundo, enraizado, e não apenas um sobrenado de intenções.
Quem não valoriza o passado enfraquece o seu presente e compromete o futuro.
Toda a árvore (genealógica) familiar deve ser contemporizada, pois família não é composta apenas de folhas vistosas e frutos belos. É nas suas raízes que se encontram as reservas e as essências, escondidas na escuridão das suas origens, para nutrir sua existência no agora.
Evidentemente, há aquelas situações em que família é lugar de desestruturação de sonhos e de sofrimentos. Nesse caso pode-se dizer que não houve formação real de família ideal ou dos sonhos.
Não podemos viver apenas de saudosismo, todavia as boas lembranças (pais, avós, enfim, a parentela) nos proporcionarão um dia a alegria de uma saudável saudade. Não consegue isso quem não sonhou plenamente e em profundidade.
Qual a melhor família do mundo?
É aquela que você tem ou aquela que você sonhou^?
Mesmo com problemas ter e pertencer a uma família vale a pena!
Família é algo tão especial que todos desejam ter uma para si.
Modelos e tipos familiares são formados para a tender aos anseios desse tempo de diversidades.
Sempre é maior o grito daqueles que não foram formados no seio duma família estruturada, quando se compara com aqueles que “ainda estão em casa”.
Nessa era onde a velocidade é o que mais nos assombra, onde “correr atrás da máquina” é uma expressão muito utilizada, muito do que é fundamental pode estar se perdendo.
Conclui-se que o fortalecimento dos laços familiares é decisivo para a formação da rede e do tecido familiar consistente.