Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

COOPERATIVISMO: doutrina, educação e cultura nas escolas – Cooperja e Sescoop-SC

A COOPERJA-Cooperativa Agroaceleradora de Jacinto Machado SC leva Educação, formação e informação aos associados, seus filhos e filhas e o interesse pela comunidade, através do Programa Juventude Cooperativista Catarinense, do Sistema OCESC-SESCOOP-SC.

A sensibilização com o tema Cooperativismo, aconteceu com os alunos das três escolas parceiras do programa. São elas: EEB Abel Esteves de Aguiar de Praia Grande, EMEB Albino Zanatta e EEF Imaculada Conceição, ambas de Jacinto Machado. Um total de 200 alunos puderam assistir o palestrante Ainor Lotério que trouxe muita animação, música e ensinamentos para repassar o tema proposto, baseado na ajuda mútua e valores.

As mudanças fazem parte do mundo das pessoas e organizações e ainda mais das cooperativas. Neste ambiente, as organizações são chamadas a transformações e adaptações, a fim de sobreviverem no ambiente. Sendo assim, manter-se passivo e só mudar quando os problemas ocorrem é contribuir para o insucesso nos relacionamentos e nos negócios cooperativos, através de decisões precipitadas, atrasadas e equivocadas. Necessário é melhorar a visão e qualificar o trabalho, de modo a fazer valres os esforços na integração dos jovens como sucessores nas cooperativas.

Cumprindo a Lei 5764/71, conhecida como a Lei do Coopereativismo, que em seu  Artigo 1º- Cria a Política Nacional de Cooperativismo e, em seu Artigo 2º, define as atribuições, área de abrangência e incentivos a criação, desenvolvimento e integração de sociedades cooperativas, a COOPERTA implantou o Programa JCC.

Idealizado pelo SESCOOP/SC e lançado em 30 de novembro de 2021, o Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC) iniciou as atividades só em 2022, em funçãol da Pandemia Covid-19.
A iniciativa oferece uma nova proposta e identidade visual aos programas sociais desenvolvidos pelas cooperativas catarinenses e destinados aos jovens e crianças.
As cooperativas aderentes ao programa já iniciaram suas ações com atuação de forma descentralizada e com o apoio direto do SESCOOP/SC. Através dos coordenadores dos programas sociais nas cooperativas, tem-se desenvolvido um trabalho direcionado ao público jovem e infantil.

O cooperativismo é baseado na ajuda mútua, feito de valores, somos produtores cuidando de produtores, pessoas cuidando de pessoas. Através desta ação nas escolas plantaremos a semente do cooperativismo, semeando a conscientização sobre a doutrina e educação cooperativista, a sustentabilidade e a direcionar o futuro financeiro. Essa ação visa aproximar cooperativa e comunidade, cooperativa e escola, cooperativa e estudantes, dando oportunidade de avaliar, refletir sobre os valores do cooperativismo, a sustentabilidade e educação financeira. Para tanto, o trabalho de palestras interativas procurou estimular os alunos para aderirem ao cooperativismo em etapa futura.

Os Pioneiros de Rochdale, em 1844, ao criarem a primeira cooperativa de consumo formalmente reconhecida elaboraram os princípios cooperativistas que posteriormente foram consolidados em 1895 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e que até os nossos dias norteiam as ações de todo o sistema cooperativista. É a partir desse fundamente histórico que as cooperativas modernas de hoje dão sequência à educação cooperativista, baseada nos valores e princípios, quais sejam: adesão voluntária e livre; gestão democrática pelos membros; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. Porém, o que fundamenta a adoção desses princípios ou colunas são os valores que fazem o papel de sapata ou rochedo firme para a sua sustentação, como a solidariedade, a ajuda ou auxílio mútuo, a honestidade, a transparência, a responsabilidade social e preservação do ambiente para o desenvolvimento sustentado.

“Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.” (Franklin Roosevel). Portanto, a preocupação com o projeto de vida do jovem no campo, desejando que ele se torna um sucessor cooperativista empreendedor, o JCC é um programa que tem um viés prontamente cooperativista e fortalecedor do acesso aos jovens no mundo dos negócios cooperativos.

As palestras tiveram conteúdo adaptado para o público em questão (os alunos de 9 a 15 anos de idade). A exposição temática é realizada de maneira interativa com apresentação em data show; interação com o público através dinâmicas educadoras, que envolvem e estimulam a todos; utilização de violão e músicas; bom humor e conteúdo assertivo e profundo.

O conteúdo, a didática e as dinâmicas (e técnicas) de apresentação serão personalizadas conforme as necessidades das participantes, em concordância com as orientações do SESCOOP/SC.

Para a coordenadora social da Cooperja, Elisabete Biz dos Santos, através deste novo formato que o Sescoop/SC deu no lugar do programa Cooperjovem, agora JCC, o qual só vem agregar valores que já estão sendo trabalhados nas unidades de ensino. “O cooperativismo é baseado na ajuda mútua, feito de valores e princípios sólidos. Somos produtores cuidando de produtores, pessoas cuidando de pessoas. Através desta ação nas escolas plantaremos a semente do cooperativismo, semeando a conscientização da sustentabilidade e ajudando a direcionar o futuro financeiro. Com este projeto conseguiremos proporcionar maior interação e entendimento entre as escolas e a cooperativa”, conclui.