Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Curso de Batismo – Iniciação à Vida Cristã – Itinerário da Família – Paróquia Divino Espírito Santo – Camboriú-SC

Mais um Curso de Batismo da Paróquia Divino Espírito Santo, realizado no Centro de Formação Catequética, em Camboriú-SC.

Os interessados, pais e padrinhos, se inscreveram na Secretaria da Paróquia, receberam materiais didáticos e participaram de dois dias seguidos, sendo o primeiro no formato de curso e o segundo na celebração da Santa Missa.

Os tópicos principais que foram abordados dizem respeito aos seguintes pontos:

  1. Eu posso ser irmão biológico, adotivo e na fé, espiritual. É na Igreja de Cristo que aprendo isso.
  2. -O Batismo é o nascimento para a vida nova em Cristo, a porta da vida no Espírito. O próprio Mestre nos deu essa ordenança.
  3. O próprio “Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele”. Mc 1,9-10
  4. A criança ou adulto, enfim, o batizado, se torna filha ou filho de Deus verdadeiramente e pertencente à Família de Cristo.
  5. Todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Gl 3,26-27
  6. Somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão.
  7. O papel dos padrinhos na formação dos cristãos é mais antigo do que se imagina:
    -A tradição remonta ao século quarto, quando a Igreja tinha de enfrentar as perseguições romanas e as heresias pagãs.
    -Dever de instruir os catecúmenos na fé católica, preservando-os dos erros que pululavam na comunidade.
    -Responsabilidade de educá-la(o)s conforme a doutrina perene dos santos apóstolos.
    -Não devemos nos preocupar em encaminhar os filhos unicamente para se darem bem na vida, de modo que obtenham uma boa formação, ganhem muito dinheiro e se safem das armadilhas duma sociedade um tanto (ou muito perversa). De igual modo precisamos instrumentá-los na fé, pois é nela que encontramos os alicerces da moral e da ética, embasadas na teologia e na filosofia, as quais os encaminham para a ética da reciprocidade amorosa, ou seja, não levar ao outro a dor que não queremos e não desejamos suportar. Um batizado e seguidor de Cristo age assim.
  8. O batismo é uma realidade central de todo aquele que deseja viver em comunidade cristã. É um momento marcante e de entrada na Igreja de Jesus Cristo, ainda mais em tempos de liberdade religiosa. “Sentimo-nos plenamente à vontade para falarmos sobre o tema e abençoados pelo Espírito Santo do Senhor, pois o que desejamos é formar comunidade de amor, quando vemos um mundo com tantas distorções e necessidades de aconchego salvífico”, diz o Ainor Lotério, ministrante do curso, futuro Diácono Permanente. 
  9. Os pais precisam assumir o compromisso de educar os filhos não apenas para as coisas do mundo, mas também para as além do mundo, ou seja, as coisas eternas, as de Deus. E viver sem a esperança de Deus, segundo afirma o Evangelho, é construir sobre a areia. E “todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt, 7,24)
  10. Não devemos nos preocupar em encaminhar os filhos unicamente para se darem bem na vida, de modo que obtenham uma boa formação, ganhem muito dinheiro e se safem das armadilhas duma sociedade um tanto (ou muito perversa). De igual modo precisamos instrumentá-los na fé, pois é nela que encontramos os alicerces da moral e da ética, embasadas na teologia e na filosofia, as quais os encaminham para a ética da reciprocidade amorosa, ou seja, não levar ao outro a dor que não queremos e não desejamos suportar. Um batizado e seguidor de Cristo age assim