Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Curso de Iniciação à Vida Cristã – Itinerário do Batismo (Paróquia Divino Espírito Santo) – Camboriú-SC

O Curso “INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ – BATISMO” foi realizado dentro dum itinerário especial, fazendo o batizado pertencer à Família do Pai Altíssimo e Irmãos em Cristo.

3-Responsabilidade de educá-la(o)s conforme a doutrina perene dos santos apóstolos.

Nascemos numa família biológica, mas também podemos ser adotados afetivamente ou legalmente. No entanto, é o nascimento espiritual que nos faz integrar a Família de Deus. Isso tem a ver com fé e liberdade religiosa, mas sobretudo à disposição em fazer parte da Igreja de Cristo. Por essa razão, a Igreja Católica ministra cursos de batismo para pais e padrinhos, uma vez que é necessário entender a razão desse sacramento primeiro. Não se vai entender plenamente todos os mistérios, masse terá um entendimento da razão de se pertencer à comunidade eclesial. 

O Batismo é o nascimento para a vida nova em Cristo, a porta da vida no Espírito. 

O curso tratou também do fundamento bíblico para o batismo, sem se esquecer da força da tradição e do magistério da Igreja Católica, que, com seus produndos documentos orienta o povo leito. Segundo a Palavra de Deus, como é entendido o conhecimento dos mistérios e sacramentos, segundo o que se lê na Escritura Sagrada. Assim, seguem alguns fundamentos bíblicos para o batismo: 
1. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Gl 3,26-27
2.E disse-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2,38 
3.Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 1 Cor 12,13
Chama-se Batismo, por causa do rito central com que se realiza: batizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

Como a família é geradora de fé e é considerada a igreja doméstica, podemos dizer, com base nas palavras de Jesus Cristo, que “quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo” (Mc 9,37). Ele vai além e nos diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e Ele comigo” (Ap 3,20).

“Padrinho não é (só) para dar presente, mas sim para ser presença!”. Por isso se apresentou O PAPEL DOS PADRINHOS NA FORMAÇÃO DOS CRISTÃOS É MAIS ANTIGO DO QUE SE IMAGINA: 
1-A tradição remonta ao século quarto, quando a Igreja tinha de enfrentar as perseguições romanas e as heresias pagãs.
2-Dever de instruir os catecúmenos na fé católica, preservando-os dos erros que pululavam na comunidade.Os padrinhos fazem um juramento ou aliança com os pais dizendo perante à comunidade eclesial (a igreja): “aceitamos a responsabilidade e a honra de ser seus padrinhos, e hoje unimos você a Deus através do sacramento do batismo. Assim nos comprometemos ante você, seus pais e Deus a participar na sua educação cristã. E prometemos que em todo momento que precisar vamos estar presentes para lhe guiar, orientar, e para lhe ver crescer forte e amado. Que Deus abençoe você!”

O SACRAMENTO DO BATISMO é Mistério de Cristo, fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (porta da vida espiritual) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos.
“Pelo batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão.”, diz Ainor Francisco Lotério, futuro Diácono Permanente da Igreja Católica, ministrante do curso.  Pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra.

MÃES, PAIS, MADRINHAS E PADRINHOS, de modo familiar, cooperativo e sinodal, têm tarefas de amor e fé muito significativas na vida dos batizados, quais sejam:
1.Compromisso de educar os filhos na fé (força que nos aproxima do mundo).
2.O Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, de sua pertença a Cristo
3.O Batismo constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos.
4.Os batizados são chamados a professar diante dos homens a fé que pela igreja receberam de Deus e …
5.Participar da atividade apostólica e missionária do povo de Deus. A entrada na vida cristã dá acesso à verdadeira liberdade.

Veja aqui outros cursos de igual natureza: http://ainor.com.br/?s=batismo