Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Curso sobre o Sacramento do Batismo focado no Projeto de Salvação Eterna

YouTube player

“A nossa fé não é uma loucura sem sentido ou um desvario humano, mas com base no Projeto de Salvação de Deus, através de seu filho Jesus Cristo”, diz Ainor Francisco Lotério, cristão, palestrante e diácono ministrante do curso.
Uma centena de pessoas cristãs participaram do curso pais e mães, padrinhos e madrinhas, promovido pela Paróquia do Divino Espírito Santo, Camboriú-SC, pertencente à Arquidiocese de Florianópolis.
O curso, na verdade uma catequese sobre a origem e significado do Sacramento do Batismo, esclarece que o batismo nos faz pertencer à Família do Pai Altíssimo e Irmãos em Cristo. Chama-se Batismo, por causa do rito central com que se realiza: batizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).
A Igreja Católica não é a religião de um livro, mas de uma Pessoa Real, concreta, Jesus Cristo, e atua fundamentada na tríade PALAVRA, TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO.
Não se deve procurar o batismo dos filhos por uma questão apenas de tradição, para garantir um “documento que lhes garanta um espaço no céu”, mas por fé na ressurreição, pois nossa vida aqui na terra termina fisicamente, mas os cristãos mantêm a esperança da vida eterna.
A religião do caminho, o catolicismo/cristianismo procura seguir a verdade única e a vida que venceu a morte.
O BATISMO É A PRIMEIRA ORDENANÇA DO EVANGELHO, UMA DAS INSTRUÇÕES QUE O SENHOR DEU A SEUS APÓSTOLOS.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas
as coisas que eu vos tenho
mandado”(Mt 28, 19–20).
Nós todos podemos fazer parte duma família através da biologia (sangue), pela adoção legal. Todavia, para fazer parte da família cristão necessário se faz a participação espiritual em Cristo. Não é outra coisa que oferece a Igreja quando batiza em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Jesus mesmo perguntou, quando lhe disseram que sua mãe e seus irmãos queriam falar com ele num determinado lugar: Quem são meus irmãos e minha mãe? Como não responderam, pois a filiação biológica ou adotiva não garante salvação, o próprio Jesus responde: “São todos aqueles e aquelas que fazem a vontade do meu Pai”, ou seja, se filiam a ele pelo Batismo. Isso está embasado no Livro Sagrado, a Bíblia, em Mt 12, 46-50.
Aqui é bom lembrar que “padrinho não é (só) para dar presente, mas sim para ser presença!”.
O PAPEL HISTÓRICO DOS PADRINHOS NA FORMAÇÃO DOS CRISTÃOS:
1-A tradição remonta ao século quarto, quando a Igreja tinha de enfrentar as perseguições romanas e as heresias pagãs.
2-Dever de instruir os catecúmenos na fé católica, preservando-os dos erros que pululavam na comunidade.
3-Responsabilidade de educá-la(o)s conforme a doutrina perene dos santos apóstolos.

Galeria de fotos do evento

YouTube player