Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Cursos para Professores do Programa Juventude Cooperativista Catarinense – DOUTRINA E EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA (Sicoob Crediaraucária)

Os Cursos versaram sobre COOPERATIVISMO – a cooperação como forma de construção das finanças pessoais e familiares e a sustentabilidade comunitária.

Foram realizados para professores de escolas de Alfredo Wagner e Rancho Queimado, Estado de Santa Catarina, envolvendo as seguintes Escolas: EEB Silva Jardim – Centro/Alfredo Wagner, EEB Passo da Limeira/Alfredo Wagner e EEB  Marilda Lênia Araújo/Rancho Queimado.

Nessa etapa dos cursos, de acordo com parceria cooperativa entre o SICOOB Crediaraucária e o SESCOOP-SC, os professores de escolas estaduais e municipais foram capacitados entendendo o cooperativismo como doutrina que coopera na construção coletiva das finanças, empreendedorismo pessoal, familiar e na sustentabilidade comunitária. Outro viés abordado considerou como a cooperação (em todos os setores) pode contribuir para que o desenvolvimento sustentável, seja ele financeiro, social ou até de empreendedorismo possa, de alguma maneira construir algo saudável. Dar razão e compreensão na construção dos três pilares como uma forma digna de vivência entre os seres humanos, olhando o desenvolvimento financeiro e o desenvolvimento sustentável no sentido amplo.

UMA DOUTRINA DE VALORES E PRINCÍPIOS PARA TODA A VIDA.

A cooperação como já sabemos possui vários significados, cada autor o aborda de uma forma, mas podemos afirmar que a cooperação é uma ação consciente entre indivíduos associados em busca de resultados para uma sociedade organizada. Para tal finalidade essencial (educativa e doutrinal)  propôs-se:
-Compreender o princípio da educação, formação e informação, desde sua origem ao contexto histórico e atual, bem como as concepções de educação para a cooperação;
-Discernir o que é doutrina cooperativista, a diferença entre educação e capacitação cooperativa, bem como suas aplicações e influências no contexto da ordem econômica e social;
-Entender o papel do Serviço Nacional de Formação Profissional do Cooperativismo no campo da educação e formação profissional cooperativista.

Demonstrou-se aos educadores, através da evolução social e econômica das cooperativas catarinenses e brasileiras, que o cooperativismo se constitui em uma das alternativas e formas mais avançadas de organização da sociedade, bem como uma filosofia de vida que influencia positivamente as relações pessoais, familiares, sociais, econômicas e sustentáveis.  Participar de uma organização que se baseia em valores e princípios morais e éticos e proporcionam oportunidades de estruturação de investimentos e geração de renda é fundamental para a construção coletiva das finanças pessoais e familiares, bem como da sustentabilidade socioeconômica.

Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses nas Escolas

No contexto educativo do cooperativismo, conceituado como um movimento social e econômico, realizado entre indivíduos, que se baseia em uma visão colaborativa, o objetivo do programa é de fomentar alternativas e estratégias de fortalecimento do cooperativismo, por meio da preparação de indivíduos conscientes do seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam.  As atividades realizadas são ministradas por instrutores capacitados para este fim de forma criativa e participativa. Este programa atende jovens, sócios e filhos de sócios que possuem interesse em continuar desempenhando as atividades no meio rural e nas cidades, desenvolvendo um papel de liderança em sua propriedade e na comunidade.

PROJETO DE VIDA NA ESCOLA: UMA LEITURA DESSA COMPETÊNCIA NO VIÉS DO COOPERATIVISMO?

Sabemos que a escola não é um lugar para transmitir às crianças apenas o conhecimento formal, nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Porém, a educação, como um todo, vai muito além disso: as instituições de ensino têm como papel a formação de indivíduos e de cidadãos para o mundo. Diante dessa responsabilidade, discute-se um tema muito importante: a abordagem e construção de um projeto de vida na escola. O projeto de vida na escola é uma das competências (foco final) da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, logo, é fundamental que as instituições (escolas, cooperativas etc.) saibam como trabalhar esse tema entre e com os educandos.  Assim, os educadores que participaram dos cursos foram instigados a perguntar aos alunos:

-Quais seus objetivos para esse ano (em diversas áreas da vida: pessoal, familiar, formação, profissão etc.)?
-De que modo pretende alcançar seus objetivos?
-O que espera dos professores e da escola no sentido de apoias o seu projeto?
-O que cada disciplina abordada na escola está ajudando ou pode ajudar no seu desenvolvimento?
-Qual tem sido o papel da sua família nesse sentido?

Também aos próprios professores uma pergunta foi feita: Quem acredita nessa base e está disposto a aplicá-la na orientação do projeto de vida dos estudantes (filhos e filhas da educação)?

Cabe aos pais, familiares e à sociedade encaminhar o projeto de vida dos seus filhos e filhas, num tempo em que as ofertas são múltiplas, porém, as certezas são poucas e as desorientações imensas.

Pais e educadores constantemente observam que há a necessidade de mais informações e propostas de encaminhamento profissional e vocacional dos jovens. Essa preocupação fez parte desses cursos.

 

Galeria de fotos do evento