Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

LIDERANÇA CRISTÃ E MOTIVAÇÃO: COMUNHÃO, ACOLHIDA  E BEM VIVER (Comunidade Divino Oleiro)

Liderar é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos. Trata-se de uma habilidade a ser cada vez mais desenvolvida, especialmente no mundo cristão atual e no seio das igrejas, onde as influências de fora são cada vez mais fortes no seio das igrejas.   

Foi assim que, a convite do Pe. Márcio Alexandre Vignoli, coordenador do Retiro Quaresmal das Lideranças da Paróquia Divino Espírito Santo de Camboriú, SC, estivemos na Comunidade Divino Oleiro, em Governador Celso Ramos, SC.  

Abordamos os estilos de liderança e seus efeitos junto ao povo liderado, como:  autocrática, diretiva ou autoritária, democrática, participativa ou consultiva, liberal, paternalista, por ideal e  LIDERANÇA POR AMOR, O EXEMPLO DE JESUS CRISTO.

Esse compromisso com o todo da liderança a leva a conduzir as pessoas, transformando-as em seguidores de Jesus, ou seja, cristãos que geram resultados positivos para a comunidade. E, para tanto, deve estar compromissada como o Reino de Deus, pois “há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês. Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos.”[Efésios 4.4-6] 

 Como despertar nos líderes de movimentos e pastorais o desejo de bem acolher e liderar pessoas no mundo cristão. A acolhida deve ser cada vez mais aprimorada, especialmente no ano da Campanha da Fraternidade, onde o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23, 8). Toda a liderança age em torno do Plano de Salvação, ou seja, seguir o nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, que nos aponta um “Caminho de Verdade e Vida”, não de morte e violência. E isso requer acolhida e postura amorosa para com todos

A acolhida do irmão acontece quando nos sintonizamos e agimos de forma recíproca, ou seja, não levamos ao outro a dor que não podemos e não queremos suportar, mas levamos a ele a amizade, a paz, a simpatia e a solidariedade que queremos ter em nossos momentos de dificuldade e em todos os tempos. Por isso, ver, pensar, sentir, decidir e agir com justiça é fundamental para que possamos tornar nossa comunidade e o mundo cada vez mais uma casa de paz para todos.

Mais informações: Pe. Márcio Alexandre Vignoli (47) 9 9699-8787.
Seiva DG (47) 3365 0264 | Whats app (47) 9 9976 4211.