Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Motivação e Vida de Qualidade para SIPAT

Por Ainor Francisco Lotério

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (e Promoção da Saúde) é essencial para que os colaboradores executem suas tarefas de maneira segura. Que resulte com o tempo, na valorização e comprometimento com a vida. 

Na sabedoria popular existe um pensamento que se traduz nessa expressão: Só valorizamos aquilo que amamos. Nesse sentido, se amarmos mais nossa vida, maior será o desejo de vive-la com qualidade. Assim, prezando por valores morais como a dignidade, o respeito, solidariedade, legalidade, saúde, alegria e o que mais couber na vida.

Por isso, ao definir a SIPAT como sendouma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário“, deve-se considerar esse momento como uma excelente oportunidade de reforçar todo o trabalho de saúde e segurança já realizado. Pois, toda empresa deve zelar pela qualidade do serviço de seus colaboradores. Para isso, deve considerar a saúde e segurança como fator primordial para o sucesso das ações dentro da empresa.

Pensemos o seguinte: cada corpo é um complexo de órgãos interligados. Da mesma forma, cada equipe de trabalho é um complexo (ou arranjo) de indivíduos e de individualidades (qualidades pessoais – atributos que distinguem uns dos outros). Desse modo, saúde e segurança sempre tem a ver com todos aqueles que convivem e trabalham no mesmo ambiente. Portanto, é fundamental que haja na equipe: profissionalismo, sentimento de pertencimento, aquela vontade de se cuidar e cuidar dos outros (alteridade).

Mais do que juntos, é preciso que cada colaborador esteja conectado ao mesmo objetivo e motivado dentro do mesmo compromisso!

Veja também
Minhas postagens e trabalhos sobre SIPAT
Vídeos de palestras em SIPAT

Sobre a motivação

Percebe-se que a motivação que cada indivíduo tem influencia diretamente nas atitudes seguras dentro ambiente de trabalho. Essa automotivação se estende também para o ambiente social e familiar. Tanto é, que as preocupações e recomendações da empresa tem um impacto menor (menos que 15%) para a adoção de uma prática de segurança. Entretanto, a  força das escolhas e das decisões pessoais (até 85%) têm força maior na prática de uma vida segura.

Motivar os outros de fora para dentro é despertar o potencial humano de cada um. Como palestrante, posso ajudar a despertar (ou estimular) nos outros as suas potencialidades interiores, conectando-os às riquezas interiores. É uma espécie de olhar para dentro que pode fazer brotar uma força de vida de qualidade para fora.

Todavia, motivar para uma vida de qualidade é preciso direcionar a atenção para o cuidado de si, o cuidado com o outro e o cuidado com todos.

Motivação e vida de qualidade é um tema que está relacionado com a partilha de dons, talentos e habilidades, de modo que um possa se beneficiara do outro sem perder sua identidade.