Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Palestra: BATISMO, A PRIMEIRA ORDENANÇA DO EVANGELHO (com dinâmicas de fé, esperança e amor).

O BATISMO É O SACRAMENTO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E REQUER PREPARO CATEQUÉTICO E DISPOSIÇÃO DE FÉ.

A Igreja Católica não é a religião de um livro, mas de uma Pessoa real, concreta: Jesus Cristo: PALAVRA, TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO, por isso se preocupa em bem fundamentar a caminha cristã de toda a família.

O batismo não é uma invenção sem sentido, mas “a prática de batizar as crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o século II. Mas é bem possível que desde o início da pregação apostólica, quando ‘casas’ inteiras receberam o Batismo, também se tenha batizado as crianças” (CIC 1252).

O Batismo nos faz pertencer à Família do Pai Altíssimo e Irmãos em Cristo pelo Espírito Santo.

O BATISMO É Pa, UMA DAS INSTRUÇÕES QUE O SENHOR DEU A SEUS APÓSTOLOS: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mt 28, 19–20).

O SACRAMENTO DO BATISMO está relacionado ao Mistério de Cristo e é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (porta da vida espiritual) e a
porta que dá acesso aos outros sacramentos. A Igreja de Cristo prega que somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. 

FUNDAMENTO BÍBLICO PARA O BATISMO:

  1. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. (Gl 3,26-27)
  2. E disse-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (At 2,38)
  3. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (1 Cor 12,13)

Chama-se Batismo, por causa do rito central com que se realiza: batizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir», e pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra.

A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele. (Mc 1,9-10)

Pais, mães, padrinhos e madrinhas, enfim, toda a família e a Igreja devem entender, aceitar e viver o fato de que O BATISMO É O NASCIMENTO PARA A VIDA NOVA EM CRISTO, A PORTA DA VIDA NO ESPÍRITO E QUE:

  1. Os sacramentos são sinais eficazes da graça,
    instituídos por Cristo e confiados à Igreja,
    por meio dos quais nos é dispensada a vida divina.
  2. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento e produzem frutos naqueles que os recebem com as disposições exigidas.
  3. O fruto da vida sacramental é ao mesmo tempo pessoal e eclesial: é para cada fiel, uma vida para Deus em Cristo Jesus; é a para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão de testemunho.

Baseados nesses fundamentos convidamos pais e padrinhos com esse pensamento: VAMOS MERGULHAR DE CABEÇA, CORPO E ALMA, MENTE, BOA VONTADE E CORAÇÃO NO SACRAMENTO DO BATISMO?

Isso é realizado nesse curso, que se desenvolve em dois dias, sendo o segundo inserido na própria celebração da missa, quando os participantes (pais e padrinhos) recebem seu certificado.

A FAMÍLIA GERADORA DA VIDA E DA FÉ E PRECISA ENTENDER O SEU CHAMADO NA FORMAÇÃO CRISTÃ. POR ISSO, A IGREJA CATÓLICAS, ATENTA AO QUE JESUS NOS RECOMENDOU, AGE ENTENDENDO QUE “Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo” (Mc 9,37).

“MÃES, PAIS, MADRINHAS E PADRINHOS ASSUMEM UMA MISSÃO IMORTANTE DE EDUCAR NA FÉ, ACOMPANHANDO-OS ATÉ SUA EMANCIAPAÇÃO, NÃO DEIXANDO AS CRIANÇAS JOGADAS ÀS COISAS MUNDANAS APENAS!”, diz Ainor Francisco Lotério, Diácono Permanente e professor do Curso de Batismo, na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Camboriú, SC, Arquidiocese de Florianópolis.

Assim se define e se orienta com consciência e fé, aos pais e padrinhos que deve haver um compromisso de educar os filhos na fé (força que nos aproxima do mundo), que o Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, de sua pertença a Cristo, mas constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Os batizados são chamados a professar diante dos homens a fé que pela igreja receberam de Deus e participar da atividade apostólica e missionária do povo de Deus. A entrada na vida cristã dá acesso à verdadeira liberdade.

Outro ponto importante tratado no curso é sobre O PAPEL HISTÓRICO DOS PADRINHOS NA FORMAÇÃO DOS CRISTÃOS. Essa tradição remonta ao século quarto, quando a Igreja tinha de enfrentar as perseguições romanas e as heresias pagãs. É um dever cristão instruir os catecúmenos na fé católica, preservando-os dos erros que pululavam na comunidade.  Pais e padrinhos têm a responsabilidade de educá-la(o)s conforme a doutrina perene dos santos apóstolos.