Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Palestra de Motivação e Vendas na 1ª Convenção de Vendas TIDÃO

Uma palestra de Motivação e Vendas é essencial para estabelecer novos objetivos e confraternizar nesse encerramento de ano. Pensando nisso, a empresa TIDÃO, comércio de máquinas, ferramentas e fabricação de gradil, promoveu uma especial Confraternização de Final de Ano, na sede da Cooperativa CEGERO, em São Ludgero/SC. A empresa é uma das principais Distribuidoras de material de construção no estado de Santa Catarina, prezando pelo respeito e entregando qualidade aos seus clientes.

Veja também Conheça um pouco da história da TIDÃO

Um empreendimento que se iniciou no seio de uma família empreendedora. Assim, obtendo em pouco tempo uma presença marcante “no ramo da distribuição, onde atua com forte presença nos comércios varejistas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

Confira o vídeo da dinâmica na palestra

Este é o primeiro evento do gênero realizado pela empresa. Dessa forma, chamaram o professor Ainor Francisco Lotério para ministrar uma palestra de motivação e vendas. O tema da palestra foi “Técnicas de Vendas e Relacionamento Motivacional”. Nesse sentido, o palestrante discorreu sobre a tríade fundamental da venda: Como vender a si mesmo, a empresa e o produto.

Como o trabalho do Prof. Ainor é personalizado com cada cliente, Claudio Rufino, Gerente Comercial da Tidão, foi quem sugeriu o tema a ser trabalhado. Juntamente com o Sr. Claiser Frabro, Supervisor de Vendas, concordaram que “vender a si, o produto e a empresa” são três pontos que o profissional de vendas não deve se descuidar.

“Quem sabe fazer isso com maestria tem sucesso pessoal e profissional garantido”, diz o Prof. Ainor, que realçando que “vender não é vendar, mas desvendar tudo sobre um produto ou serviço, além de manter um excelente relacionamento humano com quem compra, pois quem está comprando pode ser um expert no que se está vendendo”.

É o cliente que compra ou a empresa que vende? 

Temos consumidores mais proativos, que compartilham mais suas opiniões e sugestões sobre produtos e serviços.

Portanto, devemos considerar que estamos sempre vendendo primeiro um conceito e imagem sobre nós enquanto pessoas, as características e vantagens de um produto e a seriedade (garantia) de uma empresa (marca forte).

Para o prof. Ainor, “conhecer as características do produto ou serviço e só entrega produto de qualidade e serviço profissional é fundamental para o sucesso nas vendas de qualquer empresa. isso é ainda mais importante quando se trata de representação e distribuição, uma vez que aquilo (máquinas, equipamentos, implementos, peças, etc.) que se vende nem sempre é fabricado na empresa ou próximo a ela. Como hoje em dia tudo está à mão (smartphone, tablet, celular, etc.) tanto de quem compra quanto de quem vende, há que se ter um diferencial a oferecer sobre o que se vende. Isso pode ser uma experiência extra ou algo que não conste do manual do produto ou serviço.”

Veja também Como melhorar o atendimento e aumentar as vendas

Comunicação e Relacionamento Humano em Vendas

A comunicação é a arte da interação e do encontro humano, não importando o assunto que se queira tratar, o produto que se deseja apresentar ou o serviço que se vá apresentar. Sendo assim, saber se comunicar em venda exige a necessidade de boa postura. Além disso, é necessário qualidade na atenção (sensibilidade), objetividade no assunto e curiosidade sobre o que mais o comprador deseja.

Devemos considerar o poder das palavras e seu impacto nas relações e dizemos “a palavra certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa” (como diz a canção Palavra Certa do Pe Zezinho).

Assim, o professor Ainor recomendou aos animados e participantes presentes: “Palavras amáveis não custam nada e valem muito” (Blase Pascal). Portanto, cuidemos dos reflexos dos pensamentos e sentimentos que temos. Desse modo, expôs ao time Tidão que para evitar a fala acelerada e ser um receptor efetivo no momento do atendimento é preciso: 

  1. OAP – Ouvir com Atenção e Profundidade.
  2. IAO – Interessar-se pelo Assunto do Outro.
  3. FDN – Falar Devagar e só o Necessário.
  4. ACE – Atender com Calma e Entusiasmo

Em vista disso, um bom vendedor deve exercitar essa fórmula todos os dias, além de se policiar durante qualquer fala e repensar as atitudes. Por isso, segundo o professor, “Quem atende bem está sempre abrindo as portas de relacionamentos que construirão negócios duradouros e de sucesso”. Assim, concluiu a palestra cantando com a “Família Tidão” a música “Cuidar da Família do Pe. Ezequiel Dal Pozzo)”.

Mais informações: Claudio Rufino (48) 3657 1443 | (48) 99684 0042; Joacy (48) 99986 1936.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.