Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Palestra em Encontro Familiar/Cristão: TEMOR DE DEUS COMO UM DOM DO ESPÍRITO SANTO.

O temor de Deus com um dom do Espírito Santo nos leva a respeitar e amar todo aquele ou aquela que encontramos.

Esse tema foi desenvolvido no evento intitulado “Salinha” do Movimento de Irmãos da Igreja Católica, Paróquia de Monte Alegre/Camboriú-SC.

São casais que participam dessa pastoral cristã e comunitária, os quais, além de trabalharem normalmente como qualquer um na sociedade, ainda assim dedicam um tempo considerável para o crescimento na fé e na devoção ao Deus Criador.

Um momento como esse facilmente entendido por quem observa o valor da diversidade religiosa, mas muito mais por quem participa, comunga e segue a Jesus Cristo.

Uma saudação bíblica, com base na Primeira Carta de Paulo Apóstolos (1Cor 1, 3-6) fez com que todos se sentissem acolhidos no evento: “Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).”

O palestrante (teólogo a caminha da ordenação diaconal) Ainor Lotério fez uma provocação inicial perguntando “quem deseja se sentar ao lado dum pecador?”, a qual respondeu dizendo que ficassem onde estavam, pois há quem não tenha pecado.

 

Para fundamentar tal indagação citou o Evangelho de Mateus, capítulo 9, versos 12 e 13: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

 

A convocação a todos foi para a adesão cordial e voluntária à verdade de Cristo, o progresso na luz (Jo 8, 1-11 e Mt 5,13) e a libertação da sedução do mal: Mt 4, 23-25 (tormentos: crueldade, ansiedade, suplício, adversidade, desgraça …).

A temática do TEMOR A DEUS, tanto em Jó 28, 20-28 quanto em Lc 12, 1-7 deixa claro que:
-Precisamos temer a condenação eterna.
-Temer não é tem medo, mas rec

ear não ver Deus face a face.
-Cultivar a confiança de saber que Deus me ama mais do que eu me amo, mais do que os pardais.
-É necessário temor de Deus como um dom do Espírito Santo

 e não como uma ação intelectual ou emocional minha apenas.

-Devemos ter piedade confiante no amor de Pai.

Livrai-nos, ó Pai, de todos os males e dai-nos hoje a vossa Paz …