Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Palestra – ORGULHO DE SER AGRICULROR: Valorização, fortalecimento e prosperidade sustentável no campo (Santa Clara do Sul-RS).

“Com interação, conteúdo motivador e conscientização sobre a arte de produzir e criar com sabedoria e alegria os agricultores foram envolvidos num clima de alegria produtiva”, diz o palestrante, engenheiro agrônomo Ainor Francisco Lotério. 

Do próprio hino municipal retiramos uma frase motivadora para os agricultores:
“Da coragem nasceu tua história, no colono a dedicação … Tua glória nos faz contemplar/ Santa Clara do Sul com amor/ O teu povo unido prospera/ A batalha transforma em flor.”

A valorização do agricultor e sua família, notadamente da agricultura familiar, o ponto forte do município, ficou evidente no esforço dos administradores municipais no sentido de mobilizar a categoria para comemorar a 1ª SEMANA DA AGRICULTURA. Por isso o tema “ORGULHO DE SER AGRICULROR” levou valorização, fortalecimento, sucessão e visão de prosperidade sustentável no campo.

O evento buscou valorizar o setor primário, estimular a inovação no campo e enaltecer a importância do produtor rural. Teve espaço o uso de tecnologias para melhorar a produção no campo, produção orgânica, uso de técnicas sustentáveis para agregar valor às propriedades rurais e a evolução do setor primário em Santa Clara do Sul.

Procurou-se enaltecer o saudável orgulho de ser agricultor e lembrar dos principais desafios do campo na atualidade: produzir sustentavelmente, adotar novas tecnologias, promover a sucessão rural, baixar custos e comercializar de acordo com as exigências dos consumidores locais e do mercado internacional, entre outros.

Os objetivos da palestra podem ser destacados assim:
-Despertar o orgulho de ser agricultor nos tempos atuais.
-Fortalecer os agricultores e seus familiares no sentido dos mesmos se sentirem encorajados a vencerem os desafios desse tempo de mudanças.
-Definir o papel de cada um em relação à sustentabilidade, ambiental e humana, tendo como foco o desenvolvimento que contemple todas as gerações.
-Uma nota a respeito de herança, legado e sucessão.
-Despertar dons, talentos, habilidades e espírito de comunidade.
A ideia é fazermos um recomeço na agricultura, a partir de nós e de nossas propriedades.