A referida palestra abriu o REENCONTRO MOVIMENTO DE IRMÃOS 2022 da Paróquia Sagrados Corações, Barreiros, São José-SC (https://sagradoscoracoes.org.br/site/).
A recomendação e convite foi feito pelo Padre Sedemir Melo (https://www.instagram.com/sedemirmelo/ ), dinâmico vigário da Paróquia, orientador espiritual do Movimento de Irmãos, conforme pode ser conferido nessa postagem: https://www.facebook.com/sedemir.melo/posts/10216291584280889
A seguir, alguns tópicos abordados com os casais participantes, visando a retomada dos eventos desse movimento de casais, os quais desenvolvem profícua pastoral familiar:
-O casal que vive sua espiritualidade, busca pelos sacramentos e tem consciência de que não estão sozinhos, mas estão unidos a Cristo.
-É a partir da vivência sacramental que o vínculo entre eles será fortalecido.
-Assim, ganham força para perseverar e recomeçar.
-A vida conjugal é também escola para o cultivo das virtudes dentro do lar.
Em conformidade com a orientação da Igreja Católica, em conformidade com o que está expresso em seu Catecismo,
“é seguindo a Cristo, renunciando a si mesmos e tomando cada um sua cruz que os esposos poderão ‘compreender’ o sentido original do casamento e vivê-lo com a ajuda de Cristo. Esta graça do matrimônio cristão é um fruto da Cruz de Cristo, fonte de toda vida cristã”. (CIC § 1615).
A vida conjugal é mesmo uma vida de encontro na família, na comunidade, na igreja, na sociedade e no mundo globalizado, de acordo com a melodia dessa canção que o grupo entoou e gravamos um trechinho: https://www.tiktok.com/@ainorfranciscoloterio/video/7071784393718779142?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1&lang=pt-BR
Evidenciamos na palestra que o reino de deus é uma semente de salvação (Mc 4, 26-30), pois “naquele tempo, Jesus disse à multidão: ‘O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.’” E quem é a boa terra? Todo aquele e toda aquela que acolhe a Boa Nova de um Reino Eterno a partir daqui, pois o resto vem dEle pela graça que habita em nós.
Outro ponto destacado foi que A ORAÇÃO EDIFICA A ESPIRITUALIDADE DO CASAL em vários aspectos:
-Como submissão e entrega às mãos de Deus … “nada é insignificante” e, como se lê em Hb 11, 1: “A fé é a certeza …”.
-é um ato de adoração que vai “para além do ato de pedir”;
-é um ato criador, pois “modifica as coisas” e;
-é um ato originário da Palavra, como se pode ser em At 17, 27: “Assim fez, para que buscassem a Deus …” e também no Sl 6, 1-11: “Senhor, livra-me do mal…”.
Outros tópicos fundamentais para o casal foram apresentados e estendidos em explicações e reflexões, quais sejam:
- Ensinamento de Jesus sobre a oração e a espiritualidade: a verdadeira oração é espiritual, não formal: Mt 6, 5-15: “Quando orardes, …”.
- O poder do ato coletivo: At 5, 13-18: “Alguém dentre vós está sofrendo? …”
Porém, “da cama até a lama”, nas palavras do Prof. Ainor Francisco Lotério, o casal precisa considerar que: o meu dia sem você não é a mesma coisa, pois se torna sem vida, sem cor; cada cônjuge deve assinar e reconhecer firma do coração um do outro; a ajuda em tudo e a força na intimidade, no bom convívio, no trabalho, no bom humor e no amor promovem o fortalecimento dessa aliança conjugal.
Finalmente, alguns conselhos sobre a condução da família:
- Crie um momento para o dever de sentar juntos e conversar além do comer e beber;
- Falem sobre vida e saúde, evitando o consumismo;
- Iniciem e terminam o dia com orações, uma conversa com Deus;
- Relembrem momentos marcantes;
- Apartem sempre um momento para a conversa do casal.