Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

10 razões para levar Ainor Lotério

I) É criativo e original e o único que tem “agrosofia”

Original no que faz (“não seleciona, não copia e não cola”), diferencia-se no que faz. Tem grande capacidade de adotar o melhor de diferentes ideias, tendências, estilos e formas, para desenvolver as palestras. Ele é o único que tem agrosofia ou agrofilosofia (teoria analógica da motivação desenvolvida por ele esmo) e pratica a ciclomotivação ou bikemotivação (uso de diversos tipos de bicicleta para falar pedalando)se apresenta de maneira simples, direta, objetiva). Sua metodologia de trabalho é encantadora, reflexiva e lúdica ao mesmo tempo, conseguindo associar com extrema facilidade ótimo conteúdo e muita animação, utilizando música (violão) e vegetais em dinâmicas especiais, além da ciclomotivação (também chamada de bikemotivação), onde utiliza bicicletas e palestra pedalando. Músico (compositor e violeiro), locutor, humorista (alegria sem baixaria), agrosofista (*desenvolve a agrosofia, utilizando vegetais e recursos naturais para aprofundar e tornar mais agradáveis seus temas, conforme pode ser visto nesses vídeos e nessas fotos), ciclomotivação (uso de bicicletas – ver fotos – para palestrar pedalando – ver vídeos, espiritualizado (amor e fé), experiente profissional (basta ver sua formação, áreas e funções que desempenhou, no currículo completo e em fotos). Veja um resumo da sua forma de atuação neste vídeo.

II) Tem experiências multiprofissionais como poucos no mercado 

Filho de agricultores familiares, associativistas (sindicatos e cooperativas), de forte participação comunitária. Estudante de escolas públicas foi também seminarista. Professor e extensionista, servidor e gestor público, destacado e experiente palestrante de Santa Catarina, desenvolve a agrosofia (plantas) e a ciclomotivação (bicicleta) e palestras musicadas, entre outras criativas técnicas de apresentação. Atuou como dirigente, sócio e instrutor em capacitação de jovens e agricultores, associativismo/cooperativismo. Foi professor secundarista e universitário, empresário, engenheiro responsável por empreendimentos, comunicador, redator e radialista, servidor e gestor público (cargo eletivo e nomeado), técnico de programas comunitários de desenvolvimento sustentável – organização, planejamento e execução. De elevado espírito empreendedor social, participou de ações voluntárias na organização de jovens, comunidades rurais e urbanas, famílias, etc.

III) Tem múltipla formação acadêmica e sólida base científica 

Porque tem ótima formação: engenheiro agrônomo, mestre (M.Sc) em gestão de políticas públicas (instituições, cultura e sustentabilidade), psicopedagogo, pós-graduado em gerenciamento de marketing, comunicação e extensionista rural, estratégias de desenvolvimento rural, parapsicologia e religião metodologia do ensino superior, técnico em agropecuária. Participou de vários cursos nacionais e internacionais de capacitação e reciclagem nas seguintes áreas: cooperativismo: administração de cooperativas, empreendedorismo, recursos humanos, desenvolvimento e aprimoramento das potencialidades mentais, administração pública municipal, orçamento público e administração financeira, controle de borrachudo, qualidade total: gerenciamento da rotina, telemarketing (call Center), cuidador de idosos, gestão de equipes, autoajuda no relacionamento humano, construção do conhecimento, aprendizagem e transferência, gestão ambiental, motivação, etiqueta empresarial, administração financeira familiar, danças circulares com Gwyn Peterdi, empreendedor individual, sucesso em vendas, operador de máquinas e mecanização agrícola, liderança e comunicação, radiodifusão, jornalismo (estrutura da notícia), etc. Informações mais detalhadas em seu currículo completo.

IV) Por onde passa é bem avaliado e promove os resultados esperados 

Até o presente momento não há um registro sequer de uma palestra malsucedida (veja depoimentos). Os resultados propostos pelos clientes e esperados pelas pessoas, instituições e empresas são sempre atingidos. Isso pode ser comprovado por sua constante preocupação desde o momento do contato, passando pela personalização do tema e da maneira de exposição, até o momento final da avaliação por parte de quem o contratou. Instituições que se dedicam à capacitação e desenvolvimento humano, como o caso do Sescoop-SC, Sescoop-RS, Sescoop -GO, Sescoop-PR, FCDL/SC, Prefeituras Municipais, Instituições de ensino, Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Cooperativas, ONG,s, entre outras reconhecem e confirmam a qualidade da sua atuação profissional. Também pode ser verificado nos vários depoimentos de participantes das palestras e clientes em seu site e nas redes sociais.

V) Faz palestras economicamente acessíveis, sem perder de vista a qualidade

Porque faz palestras economicamente acessíveis, adaptando-se à realidade financeira das mais diversas instituições, empresas e pessoas, sem perder de vista a qualidade. Costuma dizer que atua numa faixa entre “missionário e mercenário”, pois entende que as iniciativas pessoais voltadas para ações sociais e filantrópicas precisam ter apoio diferenciado, exatamente como fazem todas as empresas que têm responsabilidade social e ambiental. “Você quer para a sua instituição pública (prefeitura, secretaria, escola, governo, ONG, etc.) uma palestras de luxo, caríssima para os cofres públicos, só porque a pessoa é uma celebridade? Não seria melhor uma palestra econômica, acessível a todos os públicos, especialmente os que mais precisam, porém de alto benefício, como exatamente pregam as políticas públicas da área social, ambiental, educacional, etc? Conhecemos como ninguém isso e fazemos tão bem quando esses famosos. Compreende isso quem entende o que é realidade e futilidade”(Murillo Vallente, jornalista).

VI) Sempre atuou como instrutor e palestrante em sua vida profissional e social

Praticamente, em toda sua vida profissional e social, atuou como instrutor, educador popular, professor, pregador, mestre de cerimônia (protocolos oficiais e apresentações comunitárias) e palestrante. Isso ele faz há mais de trinta anos, desde os tempos em que atuava como extensionista (uma espécie de profissional que atua na organização, mobilização e desenvolvimento de projetos de desenvolvimento comunitário, baseado em experiências ou ideias promissoras – veja mais sobre o que é e o que faz), cidadão voluntário, líder de movimentos jovens, defesa da família, formação de casais e jovens, ações voluntárias em escolas e instituições públicas, religiosas, organizações não governamentais, empresas privadas e comunidades. Produziu e apresentou programas de rádio e televisão sobre motivação humana, relacionamento e vida a dois, comportamento e comunidade, agricultura e educação ambiental por mais de vinte anos.

VII) Apresenta de maneira simples, direta, objetiva, interativa e atraente 

 Por que se apresenta de maneira simples, direta, objetiva, interativa e atraente, porém, muito profissional. Alegre, simpático e espontâneo, defende a linha do trabalho, amor e bom humor, na busca constante de melhores resultados para a vida pessoal, familiar, profissional e organizacional. É objetivo e prático: tem o “pé no chão” e busca constantemente a autocapacitação. Pode ser definido como um palestrante motivacional eclético (diversos temas e públicos de perfis diferentes), agrosófico (criou a agrosofia), com uma fantástica capacidade de comunicação e oratória. Primando sempre pelo conteúdo (formação e experiências), envolve a plateia com muita animação, penetrando fundo na alma e na mente das pessoas. Está permanentemente construindo temas novos e instigantes.

VIII) Suas palestras são planejadas colocando o público alvo em primeiro lugar 

 Porque suas palestras são planejadas colocando o público alvo em primeiro lugar, seguindo-se o tema geral e objetivos específicos (conforme pode ser visto aqui), atuando nas áreas de motivação (focada em temas e objetivos) e autoestima, desenvolvimento e comportamento humano, cooperativismo, gestão pública, família, educação, mulher, agricultura, qualidade de vida, trabalho em equipe, longevidade humana, comprometimento, liderança, relações interpessoais, saúde e segurança, meio ambiente e sustentabilidade, espiritualidade, etc. Basta solicitar um tema que ele imediatamente o constrói baseado no perfil do público alvo e nos objetivos do evento. Ele consegue ser porta-voz dos seus clientes com extrema facilidade, baseado na sua formação, mas muito mais nas suas experiências profissionais como extensionista rural, professor, líder comunitário, gestor público e hábil comunicador que é.

IX) É um palestrante eclético e atinge com facilidade vários tipos de públicos 

Com criatividade inclui em suas palestras elementos selecionados em várias fontes: filosofia, psicologia, agronomia, sociologia, gestão e políticas públicas, administração, pedagogia, cultura e conhecimentos gerais, empreendedorismo, conhecimentos práticos, etc. Atende a vários tipos de públicos (veja neste vídeo seus principais públicos), estando entre os principais (veja eventos e referências): cooperativistas, servidores, gestores e beneficiários de políticas públicas, educadores/professores, mulheres, juventude, agricultores e agricultoras, terceira idade, comerciantes e equipe de vendas, etc. Procura levar a todos o conhecimento necessário, além de despertar em cada ser humano o prazer de existir e a alegria de viver em cada atividade. É filho de agricultores familiares e cooperativistas e tem formação acadêmica, foi seminarista (cursando filosofia), com ótima formação acadêmica (foi professor universitário), ocupou vários cargos (públicos e privados), trabalhando sempre na linda da motivação humana, empreendedorismo e sustentabilidade, faz do amor ao próximo um poder.

X) Cada palestra é uma festa, uma festa de conhecimento, experiências e alegria!

 Envolve o coração e a mentalidade competitiva correta (veja este vídeo). Costuma apresentar insights práticos ou estudos de caso, que ajudam os participantes na construção de soluções inovadoras e bem fundamentadas. Não maquia apresentações, não esconde o jogo, disponibilizando-as tal como são em seu site e outros meios, como forma dos clientes terem a certeza de quem estão contratando. Atualiza e disponibiliza constantemente fartas e reais informações sobre seu trabalho atual e apresenta inovações para se adequar às mudanças.