Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

A Agrosofia como Filosofia de Vida e como Método

A Filosofia da Agrosofia.
Se a filosofia é o estudo geral sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si; os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem, parece ter grande sentido dizer que a agrosofia é a filosofia de vida baseada no agro, na relação das coisas naturais e do ensinamento que se pode tirar daí.
Este é um sistema particular de filosofar a respeito das coisas e culturas do campo, ou melhor, do jeito campesino e caboclo de ser.
Os agricultores e aqueles que se dedicam a pesquisar e difundir produtos e serviços voltados à produção de alimentos par a humanidade, vencendo as intempéries do tempo (chuvas, tempestades, secas, ventos, pragas, doenças etc) têm suportado com força e determinação verdadeiros infortúnios.
Se filosofia é também a sabedoria de quem suporta com serenidade os acidentes da vida, compreendendo e retomando sempre, os homens dedicados ao agro são filósofos. Aquele que cultiva a terra, trabalhando na lavoura produziu além de alimentos uma filosofia de vida que deve ser apreendida e repassada.
Agindo em seu espaço, o homem Agrosófico entende que os campos que o envolvem por todos os lados, ou seja, o vasto ambiente, aquilo que cerca os seres vivos ou as coisas precisa ser mais bem compreendido para se ter mais qualidade de vida.
O lugar para agir Agrosoficamente pode ser, portanto, a empresa, o grupo, o setor, a família, a sociedade. O sítio da ação Agrosófica será o seu espaço de atuação. Não é pensar verde, mas entender porque a natureza, o campo e tudo aquilo que foi criado naturalmente tem forte conteúdo educativo.
O ser humano Agrosófico passa a ser um ser preservador das boas relações, dos bons empreendimentos, planejador e cauteloso tanto da sua carreira profissional, quanto pessoal e empresarial.
Ele passa a entender a natureza enquanto recursos naturais, e a própria natureza da vida, da sociedade e do mercado com outro olhar: o conjunto das leis que presidem à existência das coisas e à sucessão dos seres é real no ambiente. Há uma força ativa que estabeleceu e conserva a ordem natural de quanto existe. A natureza humana está inserida na mesma natureza entendida como o conjunto de todas as coisas criadas; o universo.Que natureza, com o sentido que tem o agro ou campo, é essência ou condição própria de um ser ou de uma coisa.
Fazer parte do agro, filosoficamente, é entender que se é parte constituinte de um corpo.
Por fim, se agro, campo, natureza é o conjunto dos seres que se encontram na terra, por que estes seres não se relacionam melhor, explorando sustentavelmente todos os recursos naturais, psicológicos, físicos, emocionais, financeiros, o conhecimento etc, para que se possa gerar prosperidade com justiça e paz.
Na Agrosofia procuramos entender e sugerir direcionamentos na esfera de operação de um indivíduo, organização ou empresa.
Por que a vida e nossos empreendimentos não podem te a cor das folhas da maior parte das árvores ou das ervas viçosas, dos frutos maduros e ainda verdolengos.
Por que tantas pessoas estão com suas vidas sem seiva, como plantas secas.
A Agrosofia Enquanto Método de Trabalho.
Atingir outras campinas e campos extensos do pensamento humano, acidentados, degradados ou com boa cobertura vegetal é nosso objetivo. Atuar em outras planícies ou descampados é a missão da “agrosofia”, inicialmente como método de trabalho e preparação de temas para serem expostos em palestras. Faremos isto inicialmente na maneira de preparar e expor os temas (em
palestras, preleções e treinamentos), mas, com o tempo, tornando-se numa teoria reconhecida.
Com ela, vamos apontar cada vez mais caminhos naturais para a humanidade em suas atividades. Vamos chegar ao ponto em que todos queiram ter em casa não apenas um cachorrinho de estimação, mas uma árvore de estimação, uma plantinha para fazer carinhos, sementes guardadas, chás e mais chás.
Este exercício deve sair do círculo do camponês, deixando de ser apenas coisa própria para o campo, para se tornar uma teoria ótima para as nossas vidas citadinas, na urbe, nas escolas, nas empresas.
O campismo, a prática de acampar, vivendo vários dias em barracas ou tendas, objetivando saúde ou recreação sempre fascinou o ser humano. Mal sabe ele que neste comportamento rústico está implícito um sentimento Agrosófico de bem viver.
O conhecimento vasto que o Brasil produziu e está produzindo no campo está sendo notado pelo mundo todo, e está equilibrando nossa balança comercial. É o selo verde dando o exemplo e tornando nossa nação ainda maior. É o verde da bandeira, são nossas riquezas naturais.
A Agrosofia procura trazer a força do que era considerado algo apenas concernente ao campo, para ser celebrado em todos os meios, seja na empresa, na sociedade, no lar.
Mas vamos ficar por aqui com as lembranças das coisas do campo. Vamos pôr uma cancela nessa conversa. Mas o que é cancela? É uma porta gradeada, de ferro ou madeira, um portão ou porteira. E o cancelamento que vem da cancela?
No agro,planta é qualquer vegetal que não dá madeira, mas pode dar bons frutos. Significa também sola do pé, ou as particularidades de um edifício projetadas numa superfície horizontal.
A Agrosofia propõe uma nova planta para a nossa relação familiar, pessoal, profissional, empresarial e para a elevação dos nossos empreendimentos.
O interessante é que cada conteúdo, dinâmica, música tem sempre algo a ver, pois tudo é personalizado para o momento de se fazer a exposição de um tema para determinado grupo.
Também há a recomendação explícita de que a qualidade de vida entre principalmente pela boca, numa alimentação nutritiva e revigoradora, pois “saco vazio não pára em pé”.
Ora, sem o meio ambiente e os alimentos não pode haver a continuidade da vida na face da terra. Dentro dessa concepção, nenhum empreendimento poderá prescindir desta visão. Seja um prédio em construção, um condomínio, uma residência. Sempre estaremos planejando este relacionamento Agrosófico entre o ser humano e o seu meio de vida.
O verde, a vegetação, a verdura têm muito a nos ensinar.