Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Palestra para jovens rurais no 2º Seminário Estadual da Juventude Rural

O Professor Ainor Lotério realizou uma palestra para jovens rurais na abertura do 2º Seminário Estadual da Juventude Rural. O evento aconteceu em Sombrio (SC), no Parque das Águas, e foi promovido pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo Deputado Estadual José Milton Schaefer,  em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e apoio do Sistema FAESC/SENAR e OCESC/SESCOOP/SC. O encontro reuniu cerca de 250 jovens rurais da região sul do Estado para pensarem sobre o futuro da agricultura.

Ainor construiu a sua palestra reforçando a importância do cooperativismo para a sucessão familiar e o poder de participação do jovem no campo. Notadamente, isso é fundamental para a evolução tecnológica e o desenvolvimento desse espaço de empreendedorismo e relações humanas. Assim, o tema explanado foi “Cooperativismo: Juventude no campo, semente de sucesso”.

Veja também
Saiba como aproximar a família da Cooperativa
1º Seminário Estadual da Juventude Rural

Sucessor, Herdeiro e Legatário

Entre os conceitos abordados pelo Palestrante, alguns chamaram a atenção, como: sucessor, herdeiro e legatário. A palavra sucessor está associada com “aquele que sucede com êxito”, ou seja, substitui em cargos, funções e herança de bens e poder. Já a palavra herdeiro quer dizer “aquele que recebe a totalidade ou parte da herança”, seja ela uma propriedade, dinheiro ou bens imóveis. Por fim, tem o legatário, “aquele a quem se deixou um legado, que age com disposição própria”.

Nesse sentido, para cada situação existe uma realidade própria de sucessão e cooperação. Por isso, é fundamental a compreensão de cada situação, abrangendo a cultura local e familiar. Em outras palavras, perceber se as pessoas envolvidas são “cabeças duras”, se existe interesse dos filhos e se estão dispostos a quebrarem paradigmas. Pois, para novos tempos, exige-se novas mudanças e percepções para o fortalecimento da cooperação e incentivo da sucessão na agricultura familiar.

Veja Vídeo do Prof. Ainor chegando no evento

A revolução 4.0 e a permanência do  jovem no campo

Também foram explorados, os estágios da evolução da agricultura até o Agro 4.0. Bem como, a crise de valores vivenciada pelas famílias atuais, a nova persona do agronegócio e sua caminhada com a juventude rural durante muitos anos.

Desse modo, para facilitar a permanência empreendedora dos jovens no campo, o Professor lembrou que quatro pontos são fundamentais:

1. Fazer com que os sistemas físicos, digitais e humanos trabalhem de forma mais colaborativa;
2. Esforço conjunto de homens, máquinas e sistemas;
3. Novo jeito de produzir, de fazer negócios e de relações humanas;
4. Aprendizagem constante e dinâmica (autoaprendizagem).

Um evento com parcerias e participações de outros profissionais.

Também foram desenvolvidas outras palestras no foco cooperativista. Entre elas, a de Gilvane Kern, com uma  sobre Gestão Financeira, bem como de Airton Spies, que ministrou uma palestra sobre Novas Necnologias no Campo, foram desenvolvidas também no foco cooperativista. Antes do encerramento, foi organizada uma mesa redonda com os palestrantes para discutirem sobre o cooperativismo, a juventude e o futuro da agricultura.

Confira nossos temas voltados para Agricultura Familiar e Cooperativismo

No Seminário, Ainor conheceu a professora de Biologia, Débora Letícia Pereira, da Escola Básica Adolfo José Martins. Ela se encontrava no evento com um grupo de alunos que desenvolveu um projeto de sucessão com fruticultores. A partir disso, identificou situações que ajudam a compreender melhor a dinâmica da sucessão rural no estado. “Ela percebeu que os pais mais novos têm dificuldade de facilitar a sucessão dos filhos. Enquanto isso, os pais mais idosos se esforçam e querem que os filhos e filhas fiquem na propriedade”, constatou.

Dessa forma, percebe-se que a educação voltada à sucessão rural deve se iniciar desde cedo, dentro de casa e da propriedade. Todavia, a mesma só será aceita quando não houverem mais alternativas e mão de obra qualificada para a manutenção das propriedades. Por isso, o investimento na formação e na motivação para proporcionar uma nova cultura de sucessão é essencial para o sucesso da agricultura familiar, visando também o fortalecimento do cooperativismo como um movimento social e econômico, ou seja, de gente que quer gerar mais renda e ser feliz no campo.

Mais informações: Elvio Silveira (48) 3878 8800 | WhatsApp (48) 99976 4211; José Milton Scheffer​ (48) 999854040.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.